terça-feira, 31 de julho de 2012

Atividade 2.6- Plano de Aula- Proinfo



I-             PLANO DE AULA 

DATA: 31/07/2012

II-           DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Instituição: Escola Municipal Vicente Mandu
Professoras: Flávia Bulkool Bernardes e Lenice Maria de Souza
Disciplinas: Português/Matemática/Artes/Ciências/Educação Física/Ensino Religioso
Período: Três semanas
Turma: Educação Infantil e/ou Ensino Fundamental

III-         TEMA

Rosa Juvenil

IV-         OBJETIVOS
·         Vivenciar a música e os movimentos;
·         Resgatar com nossas crianças a cantiga de roda;
·         Trabalhar noções de tempo e espaço;
·         Valorizar e respeitar o Meio Ambiente;
·         Conscientizar e incentivar a criança à prática dos valores humanos

                       JUSTIFICATIVA
É através da brincadeira que a criança desenvolve a socialização e a expressão corporal.
A música é um elo que une e reforça todo o trabalho educativo que se desenvolve com a criança.


                       EXPLICAÇÃO DA LETRA

A letra da canção lembra a história do conto de fadas. Tanto meninos quanto meninas têm um papel a representar, que guarda relação com aspectos culturais ainda presentes em nossa sociedade.
A alegre Rosa Juvenil, que é enfeitiçada pela bruxa e salva pelo príncipe. A encenação realizada durante a brincadeira trata desse pequeno drama.

                        ROSA JUVENIL

A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar
Vivia alegre no seu lar, no seu lar,
Um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim
Que adormeceu a rosa assim, bem assim
Não há de acordar jamais, nunca mais, nunca mais
Não há de acordar jamais, nunca mais
O tempo passou a correr, a correr, a correr
O tempo passou a correr, a correr
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor
Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
Um dia veio um belo rei, belo rei
E despertou a rosa assim, bem assim, bem assim
E despertou a rosa assim, bem assim
Digamos ao rei muito bem, muito bem, muito bem
Digamos ao rei muito bem, muito bem

V-           CONTEÚDO

·         Letra da música;
·         Leitura várias vezes da letra para aprender e decorar
·         Interpretação oral da letra musical
·         Identificação dos valores contidos na letra da música
·         Confecção das máscaras
·         Ensaio da peça teatral
·         Cenário
·         Apresentação da peça





VI-          DESENVOLVIMENTO DO TEMA

Apresentação da música ilustrada no datashow
Leitura várias vezes da letra para aprender e decorar

Organizar as crianças em roda e de mãos dadas
A roda forma o cenário para a história da rosa, da bruxa má e do belo rei (escolhe-se 03 crianças para representá-los)
A rosa saltita no centro da roda até aparecer a bruxa má e adormecê-la (ao comando da cantiga). A roda representa o tempo (que corre) a o mato (que cresce e se fecha em torno da rosa)
Mas surge o belo rei, que desperta a rosa (tocando a sua cabeça), e acabam saltitando felizes e escolhendo seus sucessores



VII-        RECURSOS DIDÁTICOS

·         Datashow
·         Pendrive
·         Som
·         Letra da música
·         Máscaras (flores e árvores)
·         Fantasias (bruxa, príncipe e Rosa Juvenil)
·         Máquina fotográfica

VIII-       AVALIAÇÃO

A avaliação se dará durante todo o trabalho desenvolvido, verificando se os objetivos a que foram propostos, estão sendo alcançados, garantindo o sucesso do trabalho.

IX-          BIBLIOGRAFIA

Blogllu:setembro2011


3 comentários: