DATA: 31/07/2012
II-
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Instituição: Escola Municipal Vicente Mandu
Professoras: Flávia Bulkool Bernardes e Lenice Maria
de Souza
Disciplinas: Português/Matemática/Artes/Ciências/Educação
Física/Ensino Religioso
Período: Três semanas
Turma: Educação Infantil e/ou Ensino Fundamental
III-
TEMA
Rosa Juvenil
IV-
OBJETIVOS
·
Vivenciar
a música e os movimentos;
·
Resgatar
com nossas crianças a cantiga de roda;
·
Trabalhar
noções de tempo e espaço;
·
Valorizar
e respeitar o Meio Ambiente;
·
Conscientizar
e incentivar a criança à prática dos valores humanos
JUSTIFICATIVA
É através
da brincadeira que a criança desenvolve a socialização e a expressão corporal.
A música
é um elo que une e reforça todo o trabalho educativo que se desenvolve com a
criança.
EXPLICAÇÃO DA LETRA
A letra
da canção lembra a história do conto de fadas. Tanto meninos quanto meninas têm
um papel a representar, que guarda relação com aspectos culturais ainda presentes
em nossa sociedade.
A alegre
Rosa Juvenil, que é enfeitiçada pela bruxa e salva pelo príncipe. A encenação
realizada durante a brincadeira trata desse pequeno drama.
ROSA JUVENIL
A linda
rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda rosa
juvenil, juvenil
Vivia
alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar
Vivia
alegre no seu lar, no seu lar,
Um dia
veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia
veio uma bruxa má, muito má
Que
adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim
Que
adormeceu a rosa assim, bem assim
Não há de
acordar jamais, nunca mais, nunca mais
Não há de
acordar jamais, nunca mais
O tempo
passou a correr, a correr, a correr
O tempo
passou a correr, a correr
E o mato
cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato
cresceu ao redor, ao redor
Um dia
veio um belo rei, belo rei, belo rei
Um dia
veio um belo rei, belo rei
E
despertou a rosa assim, bem assim, bem assim
E
despertou a rosa assim, bem assim
Digamos
ao rei muito bem, muito bem, muito bem
Digamos
ao rei muito bem, muito bem
V-
CONTEÚDO
·
Letra da
música;
·
Leitura
várias vezes da letra para aprender e decorar
·
Interpretação
oral da letra musical
·
Identificação
dos valores contidos na letra da música
·
Confecção
das máscaras
·
Ensaio da
peça teatral
·
Cenário
·
Apresentação
da peça
VI-
DESENVOLVIMENTO DO TEMA
Apresentação
da música ilustrada no datashow
Leitura
várias vezes da letra para aprender e decorar
Organizar
as crianças em roda e de mãos dadas
A roda
forma o cenário para a história da rosa, da bruxa má e do belo rei (escolhe-se
03 crianças para representá-los)
A rosa
saltita no centro da roda até aparecer a bruxa má e adormecê-la (ao comando da
cantiga). A roda representa o tempo (que corre) a o mato (que cresce e se fecha
em torno da rosa)
Mas surge
o belo rei, que desperta a rosa (tocando a sua cabeça), e acabam saltitando
felizes e escolhendo seus sucessores
VII-
RECURSOS DIDÁTICOS
·
Datashow
·
Pendrive
·
Som
·
Letra da
música
·
Máscaras
(flores e árvores)
·
Fantasias
(bruxa, príncipe e Rosa Juvenil)
·
Máquina
fotográfica
VIII-
AVALIAÇÃO
A avaliação
se dará durante todo o trabalho desenvolvido, verificando se os objetivos a que
foram propostos, estão sendo alcançados, garantindo o sucesso do trabalho.
IX-
BIBLIOGRAFIA
Blogllu:setembro2011
Parabéns!
ResponderExcluirAmei!
ResponderExcluirAmei!
ResponderExcluir