domingo, 9 de setembro de 2012

Desenvolvimento do Projeto "Os Três Porquinhos"-Ativ3.4


Atividade 3.4
Desenvolvimento na íntegra, do projeto "Os Três Porquinhos" construído na ativ 3.3.

 O desenvolvimento deste  projeto iniciou-se por meio da comunicação textual numa roda de conversa com as crianças, onde após a leitura, aproveitamos para dialogar com elas sobre os personagens e os diferentes materiais de que as casas dos porquinhos eram construídas, a maldade do lobo, e outros. Exploramos também sobre os diferentes tipos de casas de modo geral.
 No segundo momento, na sala de informática, foi apresentada no data show, slides da história e em seguida o vídeo, através do qual pode-se notar o interesse atenção dos educando ao assisti-lo. Em seguida aproveitamos para dialogar sobre os diferentes tipos de animais, seus habitat naturais e suas alimentações. Pintaram desenho referente à história de acordo com os fatos ocorridos, brincamos de “Seu Lobo está?”, e apresentamos o teatro com fantoches de personagens da história.
Mediante as atividades propostas percebemos a interação das crianças de forma agradável diante das ferramentas tecnológicas (computador, data show e outros), utilizadas,. trazendo resultados referente ao projeto curricular.
Na representação das histórias, as crianças aprendem a agir em função da imagem de uma personagem, de um objeto e de situações que não estão imediatamente presentes e perceptíveis para elas no momento e que invocam emoções, sentimentos e significados vivenciados em outras circunstâncias.
Percebe-se que ao fazer a leitura de uma imagem, as crianças entram num mundo de faz-de-conta, buscam imitar, imaginar, representar e comunicar de forma específica que uma coisa pode ser outra, que uma pessoa pode representar uma personagem, que uma criança pode  ser um objeto ou um animal, que um lugar "faz-de-conta" que é outro.
 Portanto, verificamos que o mundo da fantasia, da imaginação e da brincadeira de faz de conta foi importante para trabalhar a socialização, a linguagem oral e motivador para  a criança aprender a ouvir e recontar histórias.

domingo, 26 de agosto de 2012

Portifólio - A Linda Rosa Juvenil


  

PORTIFÓLIO



PROFESSORAS: FLAVIA BULKOOL BERNARDES E
LENICE MARIA DE SOUZA


A Natureza é nossa amiga. Não devemos maltratá-la. Pedimos a ela que nos desse alguns de seus belos galhos para fazermos a apresentação da Pecinha “A Linda Rosa Juvenil”.


Sentimo-nos muito importantes ao fazer os personagens da pecinha. Parecia real.


È muito bom ter um Lar... Uma família de verdade!


Mas quando aparece a Bruxa má... Tudo pode acontecer!


Coitada da Linda Rosa Juvenil!  Adormeceu!

  
Mas... Quando menos se espera... Eis que surge um Belo Rei, e tudo acaba bem.

PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:

FLÁVIA BULKOOL E LENICE SOUZA
 
 
O Plano de aula foi desenvolvido pelas professoras Flávia e Lenice com uma turma de Educação Infantil de quatro anos, na Escola Municipal Vicente Mandu.
 Os alunos participaram com muita dedicação e interesse, representando cada papel, vivenciando a música, cada movimento e expressão corporal.
A música além de proporcionar momentos prazerosos, oferece espaços, onde se pode trabalhar:
*Resgate de brincadeiras e cantigas de roda;
* Noções de tempo e espaço;
*Respeito e valorização do Meio Ambiente;
*Valores Humanos;
* Socialização, expressão corporal e outros.


14
Segundo LABAN (1990-100), “Com o corpo é que adquirimos conhecimento”
É mais que necessário que os educadores tomem consciência de que: “o movimento é a essência da vida e que toda forma de expressão,
(seja falar, escrever, cantar pintar ou dançar) utiliza o movimento
como veículo, vemos quão importante é entender esta expressão
externa da energia vital interior (coisa que podemos chegar mediante o estudo do movimento).”



MÚSICA
"A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil,
A linda rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar
Vivia alegre no seu lar, no seu lar.
Mas uma feiticeira má, muito má, muito má
mas uma feiticeira muito má, muito má
Adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim...
Adormeceu a Rosa assim, bem assim...
Não há de acordar jamais, nunca mais, nunca mais
Não há de acordar jamais, nunca mais.
O tempo passou a correr, a correr, a correr,
o tempo passou a correr, a correr
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor
Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
Um dia veio um belo rei, belo rei
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim
Que despertou a Rosa assim, bem assim."

Os recursos utilizados foram: computador (internet), Data show, Máquina fotográfica, som.