Atividade 3.4
Desenvolvimento na íntegra, do projeto "Os Três Porquinhos" construído na ativ 3.3.
O desenvolvimento deste projeto iniciou-se por meio da comunicação textual numa roda de conversa com as crianças, onde após a leitura, aproveitamos para dialogar com elas sobre os personagens e os diferentes materiais de que as casas dos porquinhos eram construídas, a maldade do lobo, e outros. Exploramos também sobre os diferentes tipos de casas de modo geral.
No segundo momento, na sala de informática, foi apresentada no data show, slides da história e em seguida o vídeo, através do qual pode-se notar o interesse atenção dos educando ao assisti-lo. Em seguida aproveitamos para dialogar sobre os diferentes tipos de animais, seus habitat naturais e suas alimentações. Pintaram desenho referente à história de acordo com os fatos ocorridos, brincamos de “Seu Lobo está?”, e apresentamos o teatro com fantoches de personagens da história.
Mediante as atividades propostas percebemos a interação das crianças de forma agradável diante das ferramentas tecnológicas (computador, data show e outros), utilizadas,. trazendo resultados referente ao projeto curricular.
Desenvolvimento na íntegra, do projeto "Os Três Porquinhos" construído na ativ 3.3.
O desenvolvimento deste projeto iniciou-se por meio da comunicação textual numa roda de conversa com as crianças, onde após a leitura, aproveitamos para dialogar com elas sobre os personagens e os diferentes materiais de que as casas dos porquinhos eram construídas, a maldade do lobo, e outros. Exploramos também sobre os diferentes tipos de casas de modo geral.
No segundo momento, na sala de informática, foi apresentada no data show, slides da história e em seguida o vídeo, através do qual pode-se notar o interesse atenção dos educando ao assisti-lo. Em seguida aproveitamos para dialogar sobre os diferentes tipos de animais, seus habitat naturais e suas alimentações. Pintaram desenho referente à história de acordo com os fatos ocorridos, brincamos de “Seu Lobo está?”, e apresentamos o teatro com fantoches de personagens da história.
Mediante as atividades propostas percebemos a interação das crianças de forma agradável diante das ferramentas tecnológicas (computador, data show e outros), utilizadas,. trazendo resultados referente ao projeto curricular.
Na representação das histórias,
as crianças aprendem a agir em função da imagem de uma personagem,
de um objeto e de situações que não estão imediatamente presentes
e perceptíveis para elas no momento e que invocam emoções,
sentimentos e significados vivenciados em outras
circunstâncias.
Percebe-se que ao fazer a leitura de uma imagem, as crianças entram num mundo de faz-de-conta, buscam imitar, imaginar, representar e comunicar de forma específica que uma coisa pode ser outra, que uma pessoa pode representar uma personagem, que uma criança pode ser um objeto ou um animal, que um lugar "faz-de-conta" que é outro.
Portanto, verificamos que o mundo da fantasia, da imaginação e da brincadeira de faz de conta foi importante para trabalhar a socialização, a linguagem oral e motivador para a criança aprender a ouvir e recontar histórias.
Percebe-se que ao fazer a leitura de uma imagem, as crianças entram num mundo de faz-de-conta, buscam imitar, imaginar, representar e comunicar de forma específica que uma coisa pode ser outra, que uma pessoa pode representar uma personagem, que uma criança pode ser um objeto ou um animal, que um lugar "faz-de-conta" que é outro.
Portanto, verificamos que o mundo da fantasia, da imaginação e da brincadeira de faz de conta foi importante para trabalhar a socialização, a linguagem oral e motivador para a criança aprender a ouvir e recontar histórias.